Auxílios eletrônicos de navegação

 

Os auxílios eletrônicos surgiram da necessidade do navegante se posicionar em condições de visibilidade reduzida. Durante muito tempo foram utilizados dispositivos sonoros (sinos, gongos, buzinas) com essa finalidade. Suas antenas transmissoras estão instaladas nos faróis.

 

RADIOFAROL - Sinal direcional de longo alcance composto de 2 letras do código Morse transmitido numa determinada frequência num dado intervalo de tempo. A posição é obtida com a recepção de no mínimo 2 sinais. Veja o exemplo:

 

SALINÓPOLIS - Radiofarol BL (-... .-..) 315 Khz

 

DGPS (Diferential Global Positioning System) - Quando foi implantado, o GPS oferecia diferentes níveis de precisão, que hoje estão padronizados. A estação DGPS compara sua posição com aquela disponibilizada pelo GPS e transmite um sinal de correção. O DGPS vem aos poucos substituindo os radiofaróis.

 

RACON – Respondedor radar (RAdar beaCON). Um sinal emitido pela embarcação ao encontrar esse aparelho é "respondido", apresentado sua posição na tela Radar com uma letra em código Morse. As bandas S e X são diferentes faixas de frequência dos radares:

 

CALCANHAR - Racon Y (-.--) Bandas S e X

RACON. Na tela do radar em rosa a letra "O" (Tideland Signal)

 

Alguns faróis abrigam também estações radiotelegráficas, meteorológicas e sistemas de identificação de embarcações (AIS). Essas informações encontram-se na Lista de Auxílios Rádio, Lista de Faróis e Cartas Náuticas (Publicações da Diretoria de Hidrografia e Navegação).