logo
FARÓIS      EDUCACIONAL    CONTATO

farol conceição da barra

CONCEIÇÃO DA BARRA

 18 45,43S / 39 43,44W Conceição da Barra, ES

 

São Mateus foi fundada em 1544, sendo considerada a segunda cidade mais antiga do Estado do Espírito Santo. Às margens do Rio Cricaré (rebatizado de São Mateus), os colonizadores estabeleceram um porto, que se tornou o principal porto negreiro do Brasil Colônia até meados do século XIX.

Mesmo com a introdução do café e da cana de açúcar entre outros produtos de consumo, São Mateus manteve durante muito tempo a sua primeira fonte de renda: o comércio de farinha de mandioca. O principal meio de transporte na região eram os navios, que vindo do mar chegavam ao porto da cidade através do rio.

Para sinalizar a barra, no município vizinho de Conceição da Barra foi inaugurado em 7 de setembro de 1914 um farol de ferro da marca BBT, equipado com um aparelho lenticular de 5ª ordem de característica luminosa de 3 lampejos a cada 5 segundos. A torre de 10 metros foi pintada de branco.

No início da década de 2000 o farol foi desativado e substituído por outro em fibra de vidro, pintado com faixas vermelhas e brancas, localizada no lado sul da foz do rio São Mateus. A velha torre francesa foi restaurada em 2013 e é um dos cartões postais daquela região capixaba.

Foto: Mapio.net