farol ilha do frances

Ilha do Francês

 20 55,65S / 40 45,31W Ilha do Francês, Itapemirim, ES

LpL.B.15seg.48m.18M

 

A Ilha do Francês localiza-se em frente à praia de Itaoca, município de Itapemirim, no Espírito Santo.

Historiadores atestam que a ilha serviu de base para os franceses na operação de invasão do Rio de Janeiro em 1555, e a circulação de corsários franceses pela região fez com que muitos vasculhassem a ilha em busca de tesouros enterrados.

Uma lenda fala de uma fenda chamada de "Buraco do Judeu" por onde seria possível chegar a um depósito de armas, e dali um caminho subterrâneo ligaria a ilha ao monte Aghá, no continente.

O local foi escolhido para a instalação de um farol para sinalizar a barra do rio Itapemirim, onde um movimentado porto era responsável pelo escoamento da produção agrícola da região de Cachoeiro do Itapemirim.

Projetado e construído pelo desenhista da Diretoria de Faróis Antonio Miranda da Encarnação (também responsável pelo projeto do farol da ilha do Bom Abrigo), a torre inicialmente pintada de branco tem 12 metros de altura, constituindo-se num exemplo único no país, inspirado no modelo francês de "maison-phare".

Inaugurado em 1 de janeiro de 1883, foi equipado com uma lente de 4ª ordem, com alcance de 14 milhas. Em 1917 foi automatizado com equipamentos á gás acetileno da marca AGA. Atualmente dispõe de lanterna acrílica alimentada por energia fotovoltaica.

Veja foto antiga do farol.

Foto: Mapio.net