Rasa
23 03,84S / 43 08,76W Ilha Rasa, Rio de Janeiro, RJ
Lp.Alt.BBE.15seg.101m.51M(B) / 45M(E) (setor visível : 085º - 077°) /
Radiofarol IH (.. ....)315 Khz / Estação DGPS
Chegando ao Brasil em 1808, D.João VI ordenou o acendimento de uma fogueira
todas as noites no topo da ilha Rasa (75 metros acima do nível do mar),
localizada bem na entrada da baía de Guanabara para sinalizar o acesso ao
cada vez mais movimentado porto do Rio de Janeiro.
No segundo semestre de 1819 foi iniciada a construção do farol, com projeto
e supervisão do engenheiro João de Souza Pacheco Leitão. Com 26 metros de
altura o farol só foi inaugurado em 31 de julho de 1829 porque o aparelho
luminoso fabricado na França foi roubado por piratas argentinos durante o
transporte.
Um novo aparelho de sistema
catóptrico
foi encomendado. Tinha alcance entre 12 e 15 milhas. Em 1869, o Ministro da
Marinha solicitou a substituição desse aparelho, da lanterna e melhorias na
torre.
Após 14 anos, o farol foi remodelado, tornando-se o primeiro da América do
Sul á usar lâmpadas elétricas. Sua nova lente dióptrica
de 1ª ordem da francesa
Sautter, Lemonnier & Cie foi instalada pelo engenheiro Louis
Belenot. Seu alcance passou para 24 milhas. Em 2 de dezembro de 1883,
o imperador D.Pedro II inaugurou o novo sistema.
Devido ao alto consumo de carvão para o funcionamento dos geradores, a luz
passou à ser gerada por vapor de querosene. Na ocasião (1909) entrou em
operação o atual aparelho lenticular
meso-radiante da marca
BBT.
Somente em 1951 o farol voltou à operar com energia elétrica fornecida por
motores à diesel.
Sua luz de lampejos brancos e encarnados tem alcance de 51 milhas, o maior
do país juntamente com o de
Abrolhos.
Foto: Mapio.net