PREGUIÇAS

02 35,55S / 42 42,44W Barreirinhas, MA

Lp.B.3seg.46m.43M

 

Na barra do rio Preguiças, no Maranhão, baixios, altos fundos e recifes motivaram a construção de um farol, inaugurado em 16 de julho de 1909: uma torre de ferro do sistema Mitchell com 23 metros de altura pintada de branco. Tanto a torre como o sistema luminoso a gás acetileno eram da marca Wilson, de origem canadense. Seu alcance era de 23 milhas.

Torre Mitchell do farol Preguiças (Lista de Faróis 1936)

  

A ação da maresia associada às fortes rajadas de areia acabou por corroer a velha torre, e em 3 de julho de 1941 entrou em operação o atual farol de concreto, 7 metros mais alto que o anterior e com projeto similar à do farol Mostardas, no Rio Grande do Sul. Luís Carmo Barbosa foi o mestre geral da obra. Foram reaproveitados a lanterna e o aparelho lenticular de 2ª ordem.

 

O farol pode ser visitado, propiciando uma vista inesquecível aos que se dispõem à enfrentar a subida dos 160 degraus até a varanda. Aos seus pés, o povoado de Mandacaru é um dos núcleos de apoio aos visitantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em 1981 e administrado pelo IBAMA.

 

Foto: Armando Fernandes