logo
FARÓIS      EDUCACIONAL    CONTATO

farol abrolhos

ABROLHOS

 17 57,85S / 38 41,63W Ilha de S.Bárbara, Abrolhos, BA

Lp.B.6seg.60m.51M / Racon Q (- - . -) bandas S e X / Estação radio / Radiofarol AV (.- ...-) 290 Khz / Estação DGPS

 

"Quando te aproximares da terra abre os olhos!", já advertia Américo Vespúcio em 1502 ao se deparar com o arquipélago localizado ao sul da Bahia, que desde então passou a ser conhecido como Abrolhos. Composto de 5 ilhas e vários parcéis, constitui-se num perigo em potencial à navegação.

Santa Bárbara, a maior e mais alta das ilhas, foi escolhida para abrigar um farol de ferro fabricado por Barnard, Bishop, and Barnards (Norfolk Iron Works) em Norwich, Inglaterra, encomendado e montado por Miers Irmãos & Maylor. Inaugurada em 8 de maio de 1861, a torre de 13,8 metros foi equipada com um aparelho de luz catóptrico de 17 milhas de alcance.

A obra, supervisionada pelo professor da escola de maquinistas do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro Carlos Braconnot incluia o alojamento dos faroleiros, também de ferro, construído ao redor da base da torre (as atuais casas de alvenaria são da década de 1950). Todo o conjunto foi pintado de branco. As listas pretas foram adicionadas provavelmente em 1914. Veja uma foto desse período.

Em 1898 foi instalado o atual aparelho lenticular BBT mesoradiante, o segundo de maior diâmetro do país, juntamente com o da ilha Rasa, no Rio de Janeiro (hoje esses 2 faróis têm o maior alcance do nosso litoral: 51 milhas). Junto com a nova lente foi encomendado um jogo de placas de ferro que permitiram aumentar a altura da torre para os atuais 22 metros.

A montagem da lente foi terminada por Antonio Miranda da Encarnação (projetista do farol da ilha do Francês). Alfredo Goupil, inicialmente designado para a tarefa, foi afastado devido á distúrbios mentais. Mais uma vítima do isolamento vivido por tantos faroleiros e suas famílias no cumprimento do dever, 60 km distantes do continente.

Foto: Luciano Perez Rodriguez (que também desenhou o logotipo de nosso site!)