BOM ABRIGO

25 07,41S / 47 51,75W  Ilha do Bom Abrigo, Cananéia, SP

Lp.Alt.BBE.30seg.146m.28M(B) / 23M(E)

 

Para acessar o porto de Cananéia é preciso atravessar a barra que separa a Ilha Comprida da Ilha do Cardoso, local de correntezas e de bancos de areia. Aproximadamente 4 milhas a sudeste encontra-se a ilha do Bom Abrigo, um excelente atracadouro protegido, a séculos utilizado pelos navios que por ali passavam.

 

Para sinalizar a área, no ponto mais alto da ilha foi inaugurado em 20 de agosto de 1886 um farol constituído por uma torre de pedra e cal de 12 metros de altura e uma residência adjunta para os faroleiros, projeto de Antônio Miranda da Encarnação inspirado no conceito francês de Maison Phare, que foi também utilizado no farol da Ilha do Francês no Espírito Santo.

 

Primeiro farol do Bom Abrigo (Antonio Paulino de Almeida - Revista do Instituto Geográfico de São Paulo)

 

Seu aparelho dióptrico original de 6ª ordem da fabricante francesa BBT com alcance de 14 milhas foi substituído em 1918 por uma lanterna automática AGA a gás acetileno. Em 1939 a altura da torre foi aumentada em 4 metros e a lanterna substituída.

 

Farol após a reforma de 1939 (Antonio Paulino de Almeida)

 

Apesar das alterações optou-se pela construção de um novo farol. Inaugurado em 1956, a atual torre branca de concreto de 16 metros teve projeto e execução de Jayme Costa da construtora Ciclope.

 

Desde 1999 toda essa região, conhecida como Lagamar, foi declarada patrimônio natural mundial pela UNESCO.

 

Foto: Maria Fernanda Carvalho