MOELA
24 03,04S / 46 15,81W Ilha da Moela, Guarujá, SP
Oc. Alt. BBBE.60seg.110m.40M(B) / 39M(E) / Radiofarol NR (-. .-.) 305 Khz / Estação DGPS
Desde 1 de maio de 1820 era cobrado dos navegantes um imposto pelo facho aceso
todas as noites na ilha da Moela (Itamirindiba), que assinalava a entrada da
barra do porto de Santos. Essa verba custearia as obras do primeiro farol do
Estado de São Paulo.
Na época, a construção de faróis ficava a cargo da Junta
de Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, órgão português instituído no
Brasil por D. João VI que se manteve durante o início do Brasil Império. A Junta
encaminhou a D. Pedro I o pedido feito pelo Arsenal de Marinha de Santos. Sua
Majestade então nomeou como projetista e responsável pela obra o Chefe de
Divisão (equivalente hoje ao posto de Capitão-de-Mar-e-Guerra) Paulo Freire de
Andrade.
No topo da ilha a 100 metros
acima do nível do mar, foi construída uma torre circular de alvenaria branca com
9,5 metros de altura. Sua lanterna abrigava um aparelho de luz
catóptrico de luz
fixa branca. O farol foi inaugurado em 31 de julho de 1830.
Em 1862 e 1891 outros aparelhos catóptricos foram instalados antes do atual dióptrico de 1ª ordem BBT de luz branca e encarnada inaugurado em 13 de maio de 1895.
O farol opera desde 1953 com energia elétrica fornecida
por motores a diesel.
Foto: Ricardo Siqueira, do livro "Luzes do Novo
Mundo" (Todos os direitos reservados)