PONTA DO BOI

23 57,99S / 45 15,08W Ilhabela, SP

LpL.B.10s.70m.22M (Setor visível 247°- 092°) / Racon B (-...) Bandas S e X / Estação radio

 

A ilha de São Sebastião, mais conhecida como Ilhabela, é um cemitério com quase 100 embarcações, vítimas principalmente da combinação de nevoeiro com um forte vento sul. Para sinalizar um ponto notável da ilha foi inaugurado em 10 de abril de 1900 o terceiro farol do Estado de São Paulo, na ponta do Boi. O dificílimo acesso ao local foi a causa do atraso de mais de um ano na entrega da obra e de um estouro do orçamento original.

 

Inicialmente batizado como farol de São Sebastião ainda hoje a torre branca de alvenaria de 17 metros abriga a lanterna e o sistema dióptrico de 3ª ordem original da marca BBT que lhe dava um alcance de 20 milhas. A construção foi iniciada pelo Diretor de Faróis, CMG Leopoldino José dos Passos Júnior, acompanhado por Antônio Miranda da Encarnação, projetista dos faróis Ilha do Francês e Bom Abrigo. Com o falecimento deste em abril de 1899, Maximiano Quirino assume a supervisão dos trabalhos.

 

O modelo de torre ladeado de casas para os faroleiros foi adotado em outros faróis do mesmo período, como Macaé, Castelhanos e Ilha da Paz. Na década de 60 o farol foi eletrificado com a instalação de motores a diesel.

 

Apesar da relativa proximidade da cidade de Ilhabela o acesso ao farol só pode ser feito de barco ou, como atualmente faz a equipe de manutenção, de helicóptero. Isso demonstra o isolamento enfrentado corajosamente por tantos faroleiros e suas famílias por mais de 100 anos.

 

Foto: Carlos Cecconello / Folhapress