BELMONTE

15 51,80S / 38 52,60W  Belmonte, BA

Lp.B.6seg.36m.21M

 

Inaugurado em 20 de maio de 1885, o farol da então vila de Nossa Senhora do Carmo de Belo Monte foi construído sob a supervisão do mecânico José Gomes Serpa para sinalizar a embocadura do rio Jequitinhonha.

 

O projeto apresentado em 1884 pelo diretor de faróis Capitão Cerqueira Lima compreendia uma torre de colunas de madeira assentada sobre 4 estacas de ferro cravadas no solo. Seu aparelho luminoso dióptrico de 6ª ordem de luz branca fixa tinha o alcance de 10 milhas, com foco à 16 metros do chão.

 

Em 12 de outubro de 1901, a já então cidade de Belmonte inaugura um novo farol da marca francesa F. Barbier & Cie : uma torre de ferro do sistema Mitchell equipada com um aparelho dióptrico de 3ª ordem. O objetivo era elevar a altura e o alcance da fonte luminosa, que passaram a ter 35 metros e 18 milhas respectivamente, necessários à aproximação do porto da cidade, responsável pelo escoamento da gigantesca produção cacaueira. A montagem ficou a cargo do Capitão de Fragata Frederico Kiappe da Costa Rubim e do mecânico Alfredo Kurt Schultze.

Farol Belmonte antes da transferência para o local atual (Belmontenews.com)

 

Em 1905 o avanço das águas ameaçava a estrutura, que foi transferida para a margem oposta do rio a 1,5 Km de sua posição original. O mecânico Alfredo Kurt Schultze, responsável pela operação, reativou o farol em 1 de maio de 1907. Automatizado em 1930, o farol atualmente utiliza energia fotovoltaica.

 

Agradecimentos especiais à Valdomiro Santos, D.Jujú, D.Mariazinha Guerrieri e João B.Schubach