SANTANA

02 16,23S / 43 37,43W Ilha de Santana, Humberto de Campos, MA

LpL. Alt. BBE.51seg.57m.31M(B) / 25M(E)

 

Para que não se confundisse a segura baía de São Marcos (acesso ao porto de São Luís) com a baía de São José (local do grande banco chamado "Coroa Grande", um verdadeiro cemitério de navios), foi inaugurado em 1 de junho de 1831 o farol da Ilha de Santana, apesar da obra ter sido aprovada desde junho de 1822.

 

Com projeto e execução do Major do Real Corpo de Engenheiros André de Andrade Braga, a primeira torre de alvenaria tinha altura total de 31 metros. Foram mais de 3 sacrificantes anos de construção num local onde não havia uma pedra sequer. Seu aparelho catóptrico rotativo tinha alcance de 18 milhas.

 

Pouco após a inauguração, o farol se viu ameaçado pelo avanço do mar, e após várias e caras tentativas de proteger a torre decidiu-se levantar uma nova em local mais afastado. De formato quadrangular, com 26 metros de altura, foi inaugurada em 26 de janeiro de 1861. Nela foi instalado o aparelho ótico original.

 

Mas o mar continuava seu avanço, e um terceiro farol, de ferro sistema Mitchell substituiu o anterior. Fabricado na Inglaterra por Armstrong, Mitchell & Co, era equipado com um aparelho dióptrico de 2ª ordem de lampejos brancos e encarnados da também inglesa Chance Brothers. Montado por T.A.Verner, o farol foi pintado de branco. Inaugurado em 2 de dezembro de 1883, foi corroído pela ferrugem.

 

O atual farol Santana, operando desde 1 de julho de 1964 foi construído em concreto, obra da construtora Ciclope. Para o topo de sua torre branca de 49 metros, foram transferidos a lanterna e a lente da antiga torre Mitchell.

 

Foto: Capitania dos Portos do Maranhão