SANTANA
02 16,23S / 43 37,43W Ilha de Santana, Humberto de Campos, MA
LpL. Alt. BBE.51seg.57m.31M(B) / 25M(E)
Para que não se confundisse a segura baía de São Marcos (acesso ao
porto de São Luís) com a baía de São José (local do grande banco chamado "Coroa
Grande", um verdadeiro cemitério de navios), foi inaugurado em 1 de junho de
1831 o farol da Ilha de Santana, apesar da obra ter sido aprovada desde junho de
1822.
Com projeto e execução do Major do Real Corpo de
Engenheiros André de Andrade Braga, a primeira torre de alvenaria tinha altura
total de 31 metros. Foram mais de 3 sacrificantes anos de construção num local
onde não havia uma pedra sequer. Seu aparelho
catóptrico rotativo tinha alcance
de 18 milhas.
Pouco após a inauguração, o farol se viu ameaçado pelo
avanço do mar, e após várias e caras tentativas de proteger a torre decidiu-se
levantar uma nova em local mais afastado. De formato quadrangular, com 26
metros de altura, foi inaugurada em 26 de janeiro de 1861. Nela foi instalado o
aparelho ótico original.
Mas o mar continuava seu
avanço, e um terceiro farol, de ferro sistema
Mitchell substituiu
o anterior. Fabricado na Inglaterra por Armstrong, Mitchell & Co, era equipado
com um aparelho dióptrico de 2ª ordem
de lampejos brancos e encarnados da também inglesa
Chance Brothers. Montado por
T.A.Verner, o farol foi pintado de branco. Inaugurado em 2 de dezembro de 1883,
foi corroído pela ferrugem.
O atual farol Santana, operando desde 1 de julho de 1964
foi construído em concreto, obra da construtora Ciclope. Para o topo de sua
torre branca de 49 metros, foram transferidos a lanterna e a lente da antiga
torre Mitchell.
Foto: Capitania dos Portos do Maranhão