TAMANDARÉ

08 45,57S / 35 06,08W Tamandaré, PE

Lp (3) B.10s.27m.18M (Limite N de visibilidade 236°)

 

A barra de Tamandaré constituía um dos melhores ancoradouros da Capitania de Pernambuco. Guardando este porto existia em 1630 o Forte de Santa Cruz. Em 1812 foi reconstruído, ampliado e rebatizado de Forte De Santo Inácio De Loyola. Por alí se escoava a produção dos engenhos da região de Rio Formoso.

 

No início do século XIX em razão das epidemias de febre amarela, varíola e hanseníase que assolavam o país, decidiu-se construir uma estação sanitária em Tamandaré ao lado do forte, onde era realizada a triagem dos passageiros e tripulações dos navios que vinham ao Brasil com imigrantes. As que se encontravam em bom estado de saúde eram liberadas, e as doentes, tratadas no Lazareto.

 

Com o início das obras deste, o diretor de hidrografia pontua em seu relatório de 1896 que efetuara estudos para melhorar o acesso dos navios, já prevendo o aumento do tráfego marítimo naquela área.

A nova e a antiga torre do farol Tamandaré em 1934 (Ney Dantas, História da Sinalização Náutica Brasileira, FEMAR 2000)

 

Em 10 de abril daquele ano teria sido montado no interior do forte um farol encomendado à firma francesa BBT. Porém, como não havia acomodação para os faroleiros, o sinal só foi efetivamente inaugurado em 20 de abril de 1902.

 

A torre metálica tipo Mitchell de 14 metros foi pintada de branco e equipada com um aparelho de 3ª ordem (pequeno modelo) de luz fixa variada por lampejos brancos e encarnados. Seu alcance era de 14 milhas. A atual torre de concreto de 22 metros data de 1933, e para ela foram transferidas a lanterna e o aparelho ótico da antiga torre. Em 1948 sua característica foi alterada para grupos de 3 lampejos brancos, que mantém até hoje.