ITAPUÃ
12 57,41S / 38 21,22W Salvador, BA
Lp.B.6seg.24m.15M
O primeiro farol constituído de estrutura e chapas em ferro fundido foi
concebido pelo engenheiro americano Alexander Gordon. Montado em Morant Point,
Jamaica no ano de 1842 o kit foi pensado para a fabricação em série, o que
acelerou a implantação de novos faróis no mundo todo graças à rapidez de
montagem.
Em 1869 o engenheiro Zózimo Bráulio Barroso em comissão na Europa, segue orientações do Ministro da Marinha Barão de Cotegipe para que contratasse o fornecimento de nove faróis daquele tipo. O contrato assinado no ano seguinte tinha como objetivo expandir a rede de iluminação costeira, uma vez que nosso vasto litoral contava na época com apenas treze faróis. Também foram contratados dois oficiais mecânicos para a montagem.
Na madrugada de 26 de março de 1873, o paquete francês
“Gambie” encalhou no lugar chamado de Pau do Pinho, quatro léguas ao norte da
ponta de Itapuã. Esse acidente atestava a urgente necessidade do farol,
inaugurado em 7 de setembro de 1873. Sua torre vermelha de 21 metros montada
sobre a pedra da Piraboca foi equipada com um aparelho
dióptrico de 3ª ordem de
luz fixa branca com alcance de 15 milhas. Alcino Baptista Monteiro, contratado
para a instalação do farol nomeou o engenheiro Lourenço Eloy Pessoa de Barros
para fiscalizar a obra.
Itapuã foi o último farol da série encomendada por Zózimo
Barroso a entrar em operação. Os outros integrantes do pedido foram
Olinda,
Mucuripe,
Conchas,
São Francisco do Norte,
Natal,
Santa Luzia,
Pedra Seca e
Pedra do Sal. As torres foram fabricadas em Glasgow, na Escócia por P&W
McLellan, e os aparelhos lenticulares por
Chance Brothers, na Inglaterra.
Em 1923 o farol foi automatizado com equipamentos a gás
acetileno. Em 1939 estava pintado de roxo-terra com faixas brancas. A porção
roxo-terra voltou a ser vermelha em 1950. A atual lanterna de policarbonato
instalada no interior da lanterna envidraçada é alimentada pela rede elétrica,
que chegou ao local em 1986.